Moradores da Rua de Palha comemoram início das obras do PAC
A estudante Tissyana da Silva Santos recorda-se ainda hoje que tinha que driblar poças de lama e do esgoto, que corria a céu aberto, para brincar com os vizinhos da Avenida Itapé (Eucalipto), onde nasceu há 19 anos, quando o bairro Maria Matos era conhecido como Rua de Palha. A estudante conta ainda que tem muitas lembranças boas da infância, mas que sempre sonhou em caminhar por um lugar urbanizado, com rede de esgoto e ruas pavimentadas, para livrar-se do mau cheiro e da poeira das ruas esburacadas.
Na terça-feira, 13, o sonho de Tissyana da Silva e de seus vizinhos começou a virar realidade, com o início das obras de infraestrutura que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Itabuna com recursos próprios e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC - II), do Governo federal através do Ministério das Cidades. Nesta etapa foi iniciada a implantação de rede pluvial, com colocação de manilhas de 40 e 60 centímetros para acabar com os alagamentos das ruas no período de chuvas.
Tissyana afirma que cresceu sonhando com o dia em que a rua em que mora seria pavimentada e aproveitou para fazer selfies (autorretratos) para mostrar aos amigos o início das obras tão sonhadas no Maria Matos (Rua de Palha). “Diferentemente da infância que tive, meus sobrinhos terão ruas com rede de esgoto e pavimentadas para brincar. Essas obras significam a melhoria na nossa qualidade de vida e menos crianças doentes”, diz Tissyana da Silva.
O aposentado Edson Aureliano dos Santos, que é vizinho da estudante, lembra-se que uma “piscina” de água suja se formava a 10 metros da casa em que mora toda vez que chovia, porque a rua não contava com rede pluvial. “Ainda bem que no próximo inverno não vamos mais sofrer com os alagamentos. Além disso, o nosso bairro estará muito mais bonito, com as ruas pavimentadas. Estamos muito felizes com as obras que realiza a Prefeitura, um compromisso do prefeito Vane”, relata.
Pacote de obras - De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o bairro Maria Matos será beneficiado ainda com a construção de 1.673 metros de calçadas, implantação de 1.141 metros de meio-fio, rede esgotamento sanitário e pavimentação de ruas. As obras do PAC são executadas, paralelamente, em outros dois bairros, nesta etapa inicial. No Nova Itabuna já está em fase final a implantação de redes de esgoto.
Já no Sinval Palmeira a previsão é que pavimentação das ruas do bairro seja iniciada nesta quinta-feira, 15. O bairro também foi beneficiado com esgotamento sanitário, implantação de meio-fio, rede coletora de esgotamento sanitário e drenagem pluvial e construção de calçadas. Esses mesmos investimentos do PAC-II serão realizados nos bairros Jorge Amado, Santa Catarina e Rua da Bananeira, no Lomanto. Além disso, serão construídas uma creche e quadra poliesportiva. O investimento total será de cerca de R$ 30 milhões.